Curiosidades

Passaporte português: Países onde cidadãos portugueses não precisam de visto

<a href='https://br.freepik.com/vetores/mapa'>Mapa vetor criado por macrovector - br.freepik.com</a>

Foto: macrovector por freepik


Você já imaginou circular por mais de 90 países sem precisar apresentar visto? Com o passaporte português isso é possível. 

Cidadãos nascidos em Portugal ou descendentes que reconheceram a cidadania portuguesa podem entrar livremente em diversos países do mundo, principalmente os 26 que compõem o Espaço Schengen

Esse espaço nada mais é que uma área de fronteiras abertas, onde os cidadãos podem entrar apenas apresentando o passaporte europeu. 

No entanto, hoje não iremos abordar somente os países inclusos no Espaço Schengen, mas, sim, aqueles que não exigem a apresentação de visto aos portugueses. 

Leia também: Vai viajar? Confira 9 Pontos Turísticos de Portugal imperdíveis

Se você é descendente, ou já possui a sua dupla cidadania, não deixe de conferir quais são os países que você poderá entrar em maiores problemas. 

Seja bem-vindo(a) ao blog da Porto e boa leitura!




 

O passaporte portugues é um dos passaportes mais poderosos do mundo





Fonte: Passport Index


Antes de apresentar os países que permitem a entrada de cidadãos portugueses sem a necessidade de visto, é muito importante entender como funciona o ranking de passaportes mais importantes do mundo.

Atualmente, o passaporte português está em quarto lugar no ranking mundial de passaportes mais poderosos do Henley Passport Index, ficando empatado com a Suécia, França e Bélgica.

O ranking é atualizado constantemente, e varia de acordo com diversos fatores, como a situação econômica, política e, desde 2020, com a situação de pandemia. 




 

O que é Passport Index? 



O Passport Index é uma ferramenta interativa que classifica os passaportes de todas as nacionalidades do mundo, podendo ser utilizada através do site ou aplicativos para dispositivos móveis.

A ferramenta foi criada pela companhia canadense Arton Capital, que presta serviços relacionados à cidadania global com foco em programas para investidores.

A companhia criou o Passport Index com o objetivo de exibir e informar o público sobre os passaportes de poder que transcendem identidade, mobilidade e qualidade.




 

Países onde portugueses não precisam apresentar visto, basta o passaporte 





Fonte: Passport Index


Com a cidadania portuguesa, é possível circular por 98 países sem precisar apresentar visto.

Confira agora a lista de países que não exigem visto para cidadãos portugueses: 

 
Albânia Andorra Antígua  Armênia
Áustria Bahamas Barbados Bielorrússia
Bélgica Belize Bolívia Bósnia
Botswana Brasil Bulgária Cabo Verde
Colômbia Croácia Chipre Chéquia
Dinamarca Dominica República Dominicana Equador
El Salvador Estónia Essuatíni Finlândia
França Gâmbia Geórgia Alemanha
Grécia Granada Guatemala Guiana
Haiti Honduras Islândia Irlanda
Itália Kiribati Kosovo Quirguistão
Letônia Lesoto Liechtenstein Lituânia
Luxemburgo Malta México Moldávia
Mónaco Montenegro Marrocos Namíbia
Países Baixos Nicarágua Macedonia do Norte Palau
Territórios Palestinos Panamá Paraguai Peru
Polónia Roménia São Cristóvão e Névis Santa Lúcia
Samoa San Marino São Tomé e Príncipe Senegal
Sérvia Singapura Eslováquia Eslovênia
África do Sul Espanha São Vicente e Granadinas Suécia
Suíça Tailândia Tonga Trinidad 
Tunísia Turquia Tuvalu Ucrânia
Emirados Árabes Unidos Reino Unido Uzbequistão Vanuatu
Cidade do Vaticano Venezuela    
 



Por que o passaporte português possui tanta relevância?



Durante muito tempo, o passaporte português esteve entre os três passaportes mais poderosos do mundo, oscilando entre o terceiro e o segundo lugar. 

O principal motivo para que o país tenha conquistado uma posição de destaque no ranking da Passport Index, se deve ao fato de que a Europa possui acordos e relações comerciais com diversos países, sendo respeitada mundialmente. 

Bem como, o passaporte português não é fácil de ser obtido, demonstrando a valorização do documento em todo o mundo. 

Você também pode se interessar: Cidadania portuguesa para brasileiros: Quem tem direito e quais são as vantagens?




 

Benefícios da cidadania portuguesa



Viajar por diversos países apenas com o passaporte português, sem dúvida, é uma grande vantagem da dupla cidadania portuguesa. 

No entanto, esse não é o único benefício em ser um cidadão, há diversos outros motivos para reconhecer esse direito tão especial, como a possibilidade de trabalhar e estudar em Portugal, na Itália ou na França, com mais qualidade de vida e segurança. 

Além do mais, transmitir a cidadania aos seus filhos também é uma forma de garantir uma vida melhor para eles, sem contar nas inúmeras oportunidades oferecidas para quem tem passaporte europeu.




 

Conclusão 


Agora que você já sabe quais são os países que não exigem visto para cidadãos portugueses e os benefícios da dupla cidadania, não espere mais para ter o seu passaporte português!

Nós, da Porto Cidadania, sabemos a importância de ter novas experiências no exterior e, é claro, poder viajar a qualquer momento. 

Por isso, prestamos assessoria para descendentes de portugueses que desejam ter uma vida melhor, seja no Brasil ou em Portugal. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.