Portugal

Cidadania Portuguesa por Tempo de Residência

Cidadania Portuguesa por Tempo de Residência. Conseguir uma nova cidadania é um processo complicado e que exige bastante tempo e dedicação. E, com a cidadania portuguesa tempo de residência não é diferente.

São diversas as possibilidades para conseguir uma nova cidadania, e, dentre elas, uma das mais escolhidas é a por tempo de residência.

Sendo assim, é necessário que o interessado tenha, ou esteja morando no país em que tem a opção de adquirir a nacionaldiade por um tempo determinado, esse período varia conforme o local.

Dessa forma, caso você não tenha nenhum parente próximo que seja português, tanto de nascimento ou de ter adquirido ao longa da vida a nacionalidade, você pode buscar a cidadania portuguesa tempo de residência.

Um dos impasses dessa modalidade de cidadania é que caso você tenha algum filho maior de idade, ele não terá direito a cidadania de filho.

Em 2018, a Lei Orgânica de Portugal definiu que o novo prazo para conseguir a cidadania portuguesa tempo de residência passaria a ser de 5 anos e não mais de 6 anos como era anteriormente.

Estrangeiros que residam há, pelo menos, cinco anos em Portugal, ao abrigo de qualquer dos títulos, vistos ou autorizações de residência, podem requerer a naturalização portuguesa.

Prazo médio de conclusão: 12 a 16 meses.

joao-arruda-eaGAX-VPGfc-unsplash

Quais são os requisitos?

O Governo concede a nacionalidade portuguesa, por naturalização, aos estrangeiros que satisfaçam cumulativamente os seguintes requisitos:

a) Serem maiores ou emancipados à face da lei portuguesa;
b) Residirem legalmente no território português há pelo menos cinco anos;
c) Conhecerem suficientemente a língua portuguesa;
d) Não tenham sido condenados, com trânsito em julgado da sentença, com pena de prisão igual ou superior a 3 anos, por crime punível segundo a lei portuguesa;
e) Não constituam perigo ou ameaça para a segurança ou a defesa nacional, pelo seu envolvimento em atividades relacionadas com a prática do terrorismo, nos termos da respetiva lei

Pedir um Orçamento