Curiosidades

Vai se mudar? Saiba como escolher e comprar um imóvel em Portugal

Imóvel em Portugal

Morar na Europa pode parecer um sonho distante, mas você sabia que brasileiros podem adquirir um imóvel em Portugal de forma descomplicada?

Nesse texto você receberá 6 dicas preciosas e informações importantes para realizar o desejo de mudar para o antigo continente. 

 

1. Documentação necessária para o início do processo de compra de um imóvel em Portugal.


Antes de qualquer coisa, é preciso colocar todos os documentos em dia, então deixe toda a sua documentação pessoal e financeira organizada para otimizar o processo de compra.

 

2. Transações semelhantes às realizadas no Brasil.


Embora se trate de um país europeu, há muitas semelhanças entre as operacionalização dos trâmites entre Portugal e Brasil quando se trata de compra de imóveis. A maior diferença que pode ser encontrada é caso você opte pelo financiamento. 

 

3 . Como funciona o financiamento de um imóvel em Portugal.


Se você é um cidadão brasileiro, pode conseguir financiar até 70% do valor. Para isso, é preciso dar o primeiro passo: procurar uma instituição bancária portuguesa e solicitar uma análise de crédito. 

Se você ainda mora no Brasil, fique tranquilo! Seus comprovantes de renda são válidos para a realização dessa análise. 

 

4. Valor da entrada para garantir a compra do Imóvel em Portugal.


Para a realização da transação, é necessário dar, no mínimo, 10% do valor total do imóvel. Uma vez com o crédito aprovado, é hora de começar a entrega dos documentos: Caderneta predial, Licença de Utilização, Certidão predial, além da ficha técnica de habitação.

 

5. Tempo de financiamento de imóveis em Portugal.


Em geral, o prazo de financiamento de um imóvel em Portugal é de 35 a 45 anos, dependendo da idade do solicitante. O prazo é reduzido ao máximo de 30 anos.

 

6. Impostos a serem pagos.


Após a finalização dos trâmites da compra, tanto de casa quanto de apartamento, será  necessário pagar impostos ao governo português. São eles:

  • Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (IMT);

  • Imposto de Selo, relativo à compra;

  • Imposto de Selo relativo ao Crédito Habitação;

  • Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).


Outra informação importante, é que os imóveis portugueses são diferentes dos brasileiros, por isso, acostume-se com:

Janelas de um lado só, tanto para casas quanto para apartamentos, salvo para construções de esquinas. Os prédios geralmente são construídos com ligação aos  aos outros, possibilitando a instalação de janelas apenas em um dos lados.


Infraestrutura contra o frio. Devido às baixas temperaturas da Europa, é comum que os imóveis possuam mais de uma camada de vidro nas janelas, o que auxilia na retenção do calor interno, além do ar condicionado capaz de aquecer e resfriar.


Banheiros sem janelas. Nas casas e apartamentos portugueses, é comum que os banheiros não tenham janelas. Por isso, existem sistemas de exaustores instalados para evitar mofos e combater a umidade.


Nomenclatura. Ao pesquisar um imóvel em Portugal, é preciso compreender o que significa a sua nomenclatura: moradia é o equivalente a uma casa. Quinta é um sítio. Já o número de quartos do imóvel é representado pela letra T, seguida de um número:

  • T0 = Kitnete;

  • T1 = possui um quarto;

  • T2 = possui dois quartos, e assim sucessivamente.

  • T1+1 = possui um quarto mais um outro cômodo, que pode ser transformado em um quarto. Sem janelas, é semelhante ao que conhecemos como dependência de empregada. 

Cidadania Portuguesa


Não sabe se você tem direito a cidadania portuguesa?
Então leia o artigo Cidadania portuguesa para brasileiros: Quem tem direito e quais são as vantagens? e descubra se você tem direito a solicitar a sua!

Precisa de uma assessoria para fazer a sua cidadania portuguesa
Entre em contato conosco! Prestamos total auxílio para você, que sonha em ter dupla cidadania. Com escritórios em Portugal e no Brasil, proporcionamos a busca e preparação dos documentos na Europa, trabalho desenvolvido por uma equipe portuguesa e especializada para garantir os processos legais com maior agilidade. 

No Brasil, centro das nossas relações com clientes, realizamos serviços de pesquisas de certidões brasileiras, além de preparar as documentações. Também prestamos serviços administrativos, extrajudiciais e judiciais. 

 

Saiba mais sobre Portugal


Quer saber mais sobre dicas de como é morar em Portugal? Acompanhe o nosso Blog.