Portugal

Cidadania Portuguesa para Netos

Cidadania Portuguesa para Netos. A Lei de Nacionalidade Portuguesa, no que diz respeito à cidadania portuguesa para netos, vem sofrendo muitas alterações nos últimos anos. Algumas delas são positivas para os requerentes, e outras nem tanto.

Porém, é importante salientar que todo descendente de cidadão português tem o direito de tornar-se um luso-brasileiro.

Descendentes de portugueses, sejam eles nascidos em Portugal ou em outros países, têm o direito à cidadania. Dessa forma, aqueles que têm ligação de 2º grau na linha reta, podem fazer valer esse direito.

Sendo assim, é um direito seu conseguir a cidadania portuguesa para netos caso seus avós sejam portugueses ou, ainda, tenham adquirido a cidadania durante os anos.

roya-ann-miller-TmB3wiXntxs-unsplash

Como demonstrar o parentesco?

Não é necessário que o antepassado português esteja vivo para que seu neto possa solicitar o reconhecimento. Para comprovar a sua origem portuguesa é necessário informar ao consulado ou conservatória competente os dados do assento de nascimento do seu antepassado português.

Nos últimos anos, a Lei de Nacionalidade Portuguesa vem sofrendo algumas alterações, e, nesse caso, a cidadania portuguesa para netos tem se tornado bastante vantajosa e positiva para quem quer fazer valer esse direito.

Para fazer valer esse seu direito, é necessário que você tenha em mãos documentos como o assento de nascimento, ou seja, a certidão, ou ainda o documento de cidadania de seus avós. Caso eles não estejam em seus domínios, poderemos lhe fornecer o serviço de pesquisa. O deferimento, ou não, do processo dependerá do cumprimento de todas as exigências da Lei de Nacionalidade.

A Porto conhece cada detalhe do procedimento e poderá assessorar a preparação documental, o protocolo do pedido e o acompanhamento deste. Ainda assim, outra vantagem de adquirir a cidadania portuguesa para netos é que os filhos desse neto também poderão vir a solicitar a sua cidadania.

 

Como solicitar a cidadania portuguesa para netos?

Primeiramente, para solicitar a cidadania portuguesa para netos, o primeiro passo é encontrar a descendência de segundo grau, ou seja, com um avô ou avó nascido em Portugal ou que tenha adquirido a cidadania em algum momento.

Já o segundo passo é reunir todos os documentos necessários como as certidões de nascimento tanto do requerente como dos avós, certidões de casamento, antecedentes criminais, documento de identificação e documentos que comprovem o domínio da língua portuguesa.

 

Realize a sua cidadania portuguesa com a Porto

Nosso escritório em Portugal nos permite apresentar o pedido diretamente à conservatória competente sem a necessidade de passar pelo consulado e acompanhar, receber notificações em nome do cliente de maneira mais ágil e efetiva. Prazo médio de conclusão: 12 a 24 meses.

Estamos prontos para receber a sua solicitação e lhe auxiliar no processo de conseguir a cidadania portuguesa para netos, um direito seu assegurado por lei. Entre em contato com a Porto Cidadania Portuguesa.

Pedir um Orçamento

Seja um cidadão português