Curiosidades

Galo, azulejos e doces de convento: as tradições de Portugal irão encantar você

tradicoesdeportugal

Morar em Portugal tem por si só seus benefícios, mas o que muitos não esperam é deparar-se com tamanha cultura diversificada e delícias que só o país do Galo pode oferecer. 

Aliás, você sabe por que o Galo é referência para Portugal? Pois, então, fique conosco porque vamos começar este texto justamente por ele. 

Acompanhe tudo aqui no Blog da Porto Cidadania Portuguesa e saiba mais sobre as tradições de Portugal para aumentar o seu repertório de conhecimento antes de chegar em terras lusitanas.
 

Tradições de Portugal começam pelo Galo de Barcelos


O Galo que tornou-se conhecido internacionalmente tem origem na cidade de Barcelos. Diz a lenda que um homem foi salvo da forca nos tempos medievais no exato momento do cantar do galo. 

Leia mais: Entenda como avaliar um salário para viver bem em Portugal

O símbolo português surgiu quando um jovem passava pela cidade a caminho de Santiago de Compostela para cumprir uma promessa. A população à época vivia em tensão por conta de um crime em que os culpados não eram identificados. A culpa acabou recaindo sobre o jovem. 

Desolado enquanto era julgado no tribunal, o jovem apontou para um frango assado. Sim! E disse que a inocência dele era tão certa quanto aquele galo cantaria no dia do seu enforcamento.

No dia marcado para a morte, um galo cantou! O juiz, quando ouviu, foi às pressas salvar o rapaz da condenação, mas quando chegou ele já havia sido liberto. Isso porque um nó mal feito na corda da forca impediu o fim do jovem.

Após ser inocentado, o rapaz voltou à cidade e construiu o Cruzeiro do Senhor do Galo, em louvor à Virgem Maria e a São Tiago.

Desde então, o Galo de Barcelos está por toda a parte, em forma de estátuas espalhadas pela cidade, além de ser um dos souvenirs mais importantes de Portugal.

Você já conhecia essa história? Conte para nós.


Azulejos portugueses são uma das tradições de Portugal mais valorizadas na arte e arquitetura


Não dá outra. Você bate o olho em um espaço que tenha azulejos - aqueles em tons de azul e pronto! Fica claro que o lugar faz referência a Portugal. 

Os azulejos portugueses são encontrados em igrejas e prédios públicos e estão sempre presentes em comércios que homenageiam o país em outras localidades como no Brasil, por exemplo.


Estação Ferroviária de São Bento

Tradição de Portugal, o azulejo é uma palavra árabe que significa: pequena pedra polida. De fato, as obras em azulejos tiveram o pontapé inicial dado por muçulmanos. A prática artesanal também se materializou no sul da Espanha, mas o formato típico português teve influência também nas pinturas de cerâmicas italianas. 

Para quem quer saber mais sobre o assunto, a dica é visitar o Museu do Azulejo que fica localizado dentro de um mosteiro datado de 1.509, em Lisboa.
 

Os doces que vieram de conventos são uma das tradições mais fortes de Portugal 


Gemas, açúcar e farinha. Em alguns casos, amêndoas. Os doces portugueses são feitos principalmente com essa base desses ingredientes. Aliás, com açúcar do Brasil. 

Leia também: 5 motivos que irão convencer você a morar no interior de Portugal

As freiras, dentro dos conventos, se destacavam pela produção das gostosuras e, por isso, esses doces ficaram conhecidos como doces conventuais. 


Pastel de Nata português

Elas faziam as delícias para arrecadar fundos e sobreviver na congregação religiosa. Os portugueses costumam passar segredos de receitas de geração em geração, tornando-se um mistério gastronômico muito apreciado por turistas. 
 

O vinho do Porto é certamente uma das marcas mais importantes das tradições de Portugal


Um vinho pra lá de especial com fermentação diferenciada é a marca do vinho do Porto, apreciado em todo o mundo. É feito com um processo de fermentação conhecido por passar por interrupções, inclusive com aguardente . É um vinho um tanto adocicado especialmente produzido na região do Douro e uma das tradições de Portugal.

 Ponte da cidade do Porto

O azeite português é uma marca da gastronomia portuguesa

Com aroma frutado e sabor acentuado, o azeite português é um ingrediente coringa na culinária de diversos pratos mundo afora. As azeitonas plantadas em Portugal conferem um sabor diferenciado dependendo da região em que estão e de qual tipo são. 

Quanto menos acidez, mais sabor. Fique atento porque os melhores azeites são embalados em vidros escuros.
 

Aproveitar os encantos de Portugal é ainda melhor com cidadania


Morando em Portugal, todas as curtas viagens podem ser um momento único de conhecer as tradições de perto. 

Já pensou em vivenciar tudo isso tendo seu lugar como cidadão europeu no país? Entenda como obter os benefícios de ter um português na árvore genealógica familiar com auxílio da Porto.