Cidadania portuguesa para brasileiros: mais de 25 mil pessoas receberam sinal positivo para o processo
Tem uma ótima notícia para quem está no aguardo do processo de cidadania portuguesa para brasileiros. Em 2023, a Agência para a Integração, Migração e Asilo (AIMA), responsável por dar o sinal verde para a sequência do pedido de reconhecimento, autorizou o prosseguimento de mais de 25 mil casos.
Os dados foram divulgados no último relatório anual da AIMA. Foram emitidos 54.864 pareceres positivos pelo órgão, sendo que 48% desse total são de processos de brasileiros que buscam reconhecer a cidadania portuguesa.
A grande maioria dos pedidos são para aquisição da dupla nacionalidade por tempo de residência em Portugal (cerca de 33% dos pedidos). Essa forma de reconhecimento acontece via naturalização, que é diferente da cidadania por descendência, feita para filhos e netos de portugueses, ou da cidadania para cônjuges de cidadãos.
No caso da cidadania portuguesa via matrimônio, os brasileiros lideram o ranking com 5,1 mil pedidos, sendo que a maioria deles feita no Brasil.
Pedidos de cidadania portuguesa disparam em 2024
Um levantamento do Instituto de Registos e Notariado (IRN) de Portugal apontou que mais de 63 mil pedidos de cidadania portuguesa foram recebidos de janeiro a abril de 2024. A título de comparação, em todo o ano de 2023 foram 198 mil pedidos.
Esse aumento acelerado na quantidade de solicitações torna ainda mais necessário garantir que toda a documentação esteja correta. Caso contrário, o processo pode sofrer atrasos devido ao retrabalho de enviar certidões atualizadas, entre outros documentos.
A melhor alternativa para dar mais segurança ao seu pedido é contar com o apoio de uma assessoria especializada em dupla cidadania, como a Porto.
Já ajudamos milhares de filhos, netos e cônjuges de portugueses a alcançarem o sonho da dupla cidadania, e estamos empolgados em auxiliar você também.
Entre em contato com a Porto Cidadania Portuguesa e dê entrada no seu pedido de reconhecimento da cidadania portuguesa.