Curiosidades

Quanto custa uma viagem de 7 dias para Portugal em 2024?

Descubra quanto custa uma viagem de 7 dias para Portugal, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros

Vista do Rio Porto e Douro

Portugal é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros

Viajar é uma das experiências mais enriquecedoras e inesquecíveis que uma pessoa pode ter ao longo da vida, e fazer uma viagem para Portugal, com sua rica história, paisagens deslumbrantes e cultura vibrante, é algo que atrai turistas do mundo todo - principalmente brasileiros.

Uma das principais dúvidas ao planejar uma viagem para o país lusitano é sobre o custo total e a quantidade de dias necessários, e a resposta não poderia ser mais simples: isso quem define é você, já que depende do que pretende conhecer!

Para ajudar quem está indeciso, no entanto, a Porto preparou este conteúdo sobre quanto custa uma viagem de 7 dias para Portugal em 2024. Dessa forma, você vai ter uma boa ideia de todos os gastos envolvidos.
  
Boa leitura!



Conteúdo

1. Por que conhecer Portugal?

2. Quanto dinheiro levar?

3. Quais gastos considerar em uma viagem de 7 dias para Portugal?

3.1 Acomodação

3.2 Passagem aérea

3.3 Alimentação

3.4 Transporte

3.5 Passeios e atrações turísticas

3.6 Outros gastos

4. Com a cidadania portuguesa é mais fácil viajar para Portugal

 


Por que conhecer Portugal?


Portugal é um país que oferece uma combinação única de tradições antigas, cenários naturais belíssimos, construções históricas conservadas e modernidade. 

Com cidades-modelo como Lisboa e Porto, belas praias no Algarve e na Ilha da Madeira, e paisagens deslumbrantes no Douro e Alentejo, o país é capaz de agradar turistas em busca das mais variadas experiências. 

Um dos principais atrativos do país lusitano é a sua culinária, famosa por seus pratos de peixe e frutos do mar, além do inigualável pastel de nata - ou pastel de Belém. Essas iguarias, somadas a tantas outras, são um deleite para os amantes da gastronomia. 

Além disso, a hospitalidade do povo português com os turistas costuma tornar a visita ainda mais agradável e divertida. A riqueza cultural, os festivais tradicionais e a vibrante cena artística são outros atrativos que fazem de Portugal um destino imperdível.



 

Quanto dinheiro levar?


O valor total necessário para uma viagem de 7 dias a Portugal pode variar bastante, dependendo do estilo de turismo e do nível de conforto desejado - além, é claro, da cidade que você escolher para visitar. 

Em geral, é recomendável levar uma quantia suficiente para cobrir todos os principais gastos e também uma reserva para emergências. Por mais que viajar seja ótimo, ninguém está livre de passar por imprevistos.

Considerando uma viagem de perfil médio, que não é nem de luxo nem extremamente econômica, uma quantia entre 500 a 800 euros por pessoa, para uma semana, costuma ser uma boa estimativa. 

Este valor inclui gastos com acomodação, alimentação, transporte, passeios e algumas compras. E as passagens aéreas? Bom, não é exagero dizer que elas são a parte mais cara da viagem, e merece uma atenção à parte.



 

Quais gastos considerar em uma viagem de 7 dias em Portugal?


Para que sua viagem a Portugal saia como o planejado, tem alguns gastos que são essenciais para tornar sua estadia mais tranquila.

A seguir, listamos quais despesas você tem que considerar:



 

Acomodação


O custo da acomodação em Portugal pode variar bastante dependendo de dois fatores principais: a localização onde você vai ficar (cidade e bairro/região) e o tipo de hospedagem escolhida - hotel, hostel, Airbnb, etc. 

Em Lisboa e Porto, por exemplo, as diárias costumam ser mais elevadas se comparadas a outras cidades menores, como Braga. Em média, para uma acomodação confortável, como hotéis de 3 a 4 estrelas ou apartamentos turísticos, o custo por noite pode variar entre 70 a 150 euros.

Lembre de fazer a reversa da sua acomodação ainda no Brasil, pois isso, no momento da imigração, serve como prova de que você tem lugar para ficar no país. Nesse caso, o valor em Euro é convertido para reais (dependendo da forma de pagamento, podem haver taxas).



 

Passagem aérea




O preço das passagens aéreas para Portugal varia conforme a época do ano que você for viajar, sendo que as datas para o verão e inverno europeu costumam ter valores maiores, já que atraem mais turistas. 

Aqui, um ponto-chave para encontrar um bom preço é a antecedência na hora da compra, além da companhia aérea escolhida. Aconselhamos você a pesquisar com antecedência e ficar atento às promoções para conseguir melhores preços.

Algumas companhias aéreas que voam do Brasil para Portugal são:

- TAP;

- Azul;

- Gol;

- Latam;

- Air Europa.



 

Alimentação


A alimentação em Portugal é relativamente acessível, desde que você saiba onde procurar e que também otimize seu orçamento. Um ponto importante é definir um valor em Euro apenas para gastar com alimentação durante a sua viagem.

Uma refeição em um restaurante de preço médio pode custar entre 10 a 20 euros por pessoa. Se optar por refeições mais sofisticadas, o valor aumenta. Um orçamento diário de 30 a 50 euros por pessoa para alimentação é razoável, o que totaliza entre 210 a 350 euros para os 7 dias de viagem.



 

Transporte


Portugal tem um sistema eficiente de transporte público, incluindo metrô, trens, ônibus e elétricos (bondes). Um bilhete de transporte público em Lisboa, por exemplo, custa cerca de 2 euros e se você fizer o cartão local, pode sair ainda mais barata a unidade. 

Caso você queira fazer um bate-volta em outra cidade, as viagens intermunicipais têm preços variados conforme a distância e o meio de transporte que for utilizado. Alugar um carro também é uma opção, com preços a partir de 30 euros por dia, mais combustível e pedágios.

Estimando um gasto médio diário de 10 a 20 euros por dia, por pessoa, para transporte local, o total pode ficar entre 70 a 140 euros durante uma semana.



 

Passeios e atrações turísticas


As atrações turísticas em Portugal, como museus, palácios e monumentos, geralmente cobram entradas que variam de 5 a 15 euros. Alguns lugares oferecem descontos para estudantes e idosos, e também há dias de entrada gratuita. 

Para um roteiro de 7 dias, - uma boa dica é filtrar quais locais você mais gostaria de conhecer e se eles são pagos ou não.



 

Outros gastos


Além dos gastos principais citados acima, é importante considerar outras despesas que fazem parte de toda viagem, como compras, lembranças, gorjetas e possíveis emergências.

Nesse caso, uma reserva adicional de 100 a 200 euros por pessoa pode ser suficiente para cobrir esses extras.



 

Com a cidadania portuguesa é mais fácil conhecer Portugal


Para brasileiros com direito à dupla cidadania, reconhecer sua nacionalidade portuguesa traz vários benefícios ao viajar para vários lugares do mundo, incluindo Portugal. 

Em primeiro lugar, o passaporte português facilita a entrada no país, eliminando a necessidade de visto para estadias curtas (até 90 dias) ou prolongadas. Além disso, cidadãos portugueses têm acesso a serviços públicos, como saúde, em condições iguais às dos residentes locais. 

Outro benefício significativo é a possibilidade de morar, estudar e trabalhar legalmente em Portugal, o que pode ser interessante para quem planeja uma estadia mais longa ou simplesmente decidiu começar uma nova vida na Europa. 

Cidadãos portugueses também podem circular livremente por outros países da União Europeia, facilitando viagens e negócios pelo continente. Além disso, ter a cidadania portuguesa também ajuda a obter descontos em algumas atrações turísticas ou espetáculos.

Como você já deve ter percebido, reconhecer a cidadania portuguesa é realmente algo benéfico tanto para viajantes quanto para quem deseja morar na Europa. Por isso, se você é descendente de portugueses, entre em contato com a Porto e solicite o reconhecimento da dupla cidadania.




 

Perguntas frequentes sobre viagem de 7 dias para Portugal



 

Quanto tempo de viagem do Brasil para Portugal?



Um voo saindo do Brasil, da região sudeste, leva uma média de 9h para atravessar o oceano e chegar até Lisboa ou Porto.

 

Quanto custa um seguro viagem para Portugal?



Ao contrário do que você pode imaginar, um seguro viagem para Portugal, considerando uma viagem de 7 dias, custa em média R$300.
 

 

Como fazer um roteiro de viagem para Portugal?



Existem muitas formas de planejar um roteiro para Portugal. O mais indicado é você separar por dia, priorizando pontos turísticos que sejam próximos uns dos outros.