Trabalho em Portugal: como trabalhar legalmente com a cidadania portuguesa
Um dos principais motivos que levam brasileiros a mudarem de país é a busca por melhores oportunidades de emprego

Um dos principais motivos que levam brasileiros a mudarem de país é a busca por melhores oportunidades de emprego. A procura por trabalho em Portugal, por exemplo, é cada vez maior.
Segundo dados do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o número de brasileiros trabalhando legalmente no final de 2024 era de 322.570 profissionais, representando 38,7% dos trabalhadores estrangeiros em território luso e quase 7% do total geral.
Muitos destes brasileiros emigraram para Portugal com o visto de trabalho concedido pelo governo. Contudo, com as novas aprovações para mudança de legislação, isso não será mais possível. Neste sentido, o reconhecimento da nacionalidade portuguesa, para aqueles que têm direito, aparece como a melhor opção para quem quer viver e buscar trabalho em Portugal.
O que leva brasileiros a buscarem trabalho em Portugal?
Muitos brasileiros têm buscado trabalho em Portugal nos últimos anos, motivados por fatores que vão além da melhora na qualidade de vida. A facilidade da língua portuguesa é um dos principais atrativos, já que elimina a barreira do idioma e torna mais simples a adaptação no ambiente de trabalho.
Isso facilita a comunicação com colegas, empregadores e clientes. Além disso, aumenta as chances de contratação para cargos em diversas áreas, mesmo para quem chega ao país sem experiência internacional.
Outro ponto que atrai brasileiros ao mercado de trabalho em Portugal é a proximidade cultural entre os dois países. Afinal, embora existam diferenças nos costumes, os valores sociais, a gastronomia, o estilo de vida e até as tradições familiares apresentam semelhanças que contribuem para uma integração mais leve e natural.
Esse aspecto é especialmente importante para quem está emigrando sozinho ou com a família, pois reduz o impacto do choque cultural e torna o processo de adaptação mais rápido.
Além disso, a escassez de mão de obra portuguesa em algumas áreas tem aberto muitas portas para estrangeiros. Setores como tecnologia, hotelaria, saúde, construção civil e serviços enfrentam dificuldades para preencher vagas com profissionais locais, o que aumenta a demanda por trabalhadores qualificados de fora.
Com isso, o Brasil se torna uma fonte importante de talentos para o país, especialmente por já compartilhar o idioma e ter uma comunidade migrante bem estabelecida em várias regiões de Portugal.
Como ficou o visto de trabalho para brasileiros com as mudanças na lei?
Recentemente, o Parlamento de Portugal aprovou alterações na Lei de Estrangeiros, com impactos diretos na vida de milhares de brasileiros que vivem ou planejam viver e trabalhar em Portugal.
As novas regras foram aprovadas com os votos da coalizão de centro-direita Alternativa Democrática (AD), do atual primeiro-ministro Luís Montenegro, além da legenda de extrema-direita Chega.
Com a nova lei, há uma restrição para a solicitação do chamado “visto de procura de trabalho”. Esse visto tinha validade de 120 dias, podendo ser renovado por mais 60 dias. Com isso, o imigrante podia ficar até seis meses no país em busca de emprego.
Agora, a nova lei impõe que o visto será concedido apenas para profissionais “altamente qualificados” conforme uma análise do governo português. Os requisitos para este visto ainda não foram publicados.
Além disso, quem entra como turista não poderá mais fazer a solicitação do visto de procura de trabalho enquanto estiver no país. Antes, quem entrou regularmente no país e fazia parte da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa poderia solicitar a residência.
Segundo o governo, o objetivo é limitar o acesso apenas para candidatos com competências técnicas especializadas. A medida, entretanto, não leva em consideração como os brasileiros ocupam muitas vagas de trabalho que não são do interesse dos portugueses. Conforme apontam dados de junho de 2024 do Banco de Portugal, os brasileiros lideravam entre os trabalhadores estrangeiros de todos os setores, menos agricultura e pesca.
Trabalho em Portugal com a cidadania portuguesa
Para aqueles que querem buscar uma nova vida em Portugal, a nacionalidade portuguesa por descendência é um dos caminhos mais seguros.
A Porto Cidadania é especialista no reconhecimento da cidadania portuguesa para filhos e netos de portugueses, oferecendo assessoria completa em todas as etapas do processo.
Se você é filho ou neto de cidadão português, tem direito à nacionalidade por atribuição, com um trâmite mais direto e rápido, algo que a equipe da Porto Cidadania orienta com precisão.
Com a cidadania portuguesa reconhecida, você pode trabalhar legalmente em Portugal sem a necessidade de visto, tendo acesso ao mercado de trabalho em igualdade com os cidadãos locais.
A Porto Cidadania acompanha todo o processo com transparência, segurança jurídica e agilidade, permitindo que você foque no seu plano de viver e conquistar novas oportunidades no país europeu.