Dicas

Patrimônios da Unesco em Portugal: 5 lugares incríveis para visitar

Descubra os 5 incríveis Patrimônios da Unesco em Portugal. Explore locais fascinantes e mergulhe na rica história e cultura do país lusitano.

010203040506

Mosteiro dos Jerônimos. Lisboa, Portugal.

Portugal possui diversos locais reconhecidos como Patrimônios da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Tal classificação representa a rica herança histórica e cultural do país. Desse modo, esses locais devem ser preservados para toda a humanidade.

Além disso, esses sítios oferecem uma visão significativa das realizações arquitetônicas, artísticas e naturais que moldaram a identidade portuguesa ao longo dos séculos. Os lugares são tão apreciados que atraem turistas durante o ano todo.

A lista da Unesco é imensa, mas gostaríamos de trazer 5 lugares que precisam ser visitados em Portugal.

Vamos mergulhar nas histórias que os tornam partes essenciais não só de Portugal, mas de toda uma comunidade global.


1. Mosteiro dos Jerônimos e Torre de Belém (Lisboa)



O Mosteiro dos Jerônimos e a Torre de Belém, em Lisboa, foram construídos entre os séculos XV e XVI. Isto é, os dois monumentos foram executados durante a Era dos Descobrimentos Portugueses.

O Mosteiro, em estilo manuelino, reflete a prosperidade da época, enquanto a Torre serviu para a defesa marítima.

Além disso, a Torre de Belém foi erguida para celebrar Vasco da Gama e suas expedições marítimas. Estas viagens trouxeram muita prosperidade para Portugal.

Ambos os sítios são reconhecidos pela Unesco devido à sua importância histórica e arquitetônica.


2. Santuário do Bom Jesus do Monte (Braga)



O Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, Portugal, é conhecido por sua escadaria que consiste em 577 degraus

Em construção por mais de 600 anos, o santuário destaca-se pela sua importância religiosa e pela arquitetura impressionante da escadaria.

Ainda, Bom Jesus e seu parque são compostos por capelas que representam as estações da Via Sacra, esculturas em pedra. A pintura branca do local também chama a atenção.

Com estilo barroco, o santuário é uma resposta da Igreja Católica à Reforma Protestante. A monumental construção tem o objetivo de evocar Jerusalém.

Reconhecido pela Unesco, o local é uma combinação única de beleza arquitetônica, simbolismo religioso e panoramas deslumbrantes.

Saiba mais:
Braga: um destino turístico secreto entre as cidades portuguesas


3. Palácio da Pena e Castelo dos Mouros (Sintra)



O Palácio da Pena, construído no século XIX, traz o estilo do Romantismo arquitetônico, com influências góticas, medievais, manuelinas e egípcias.

A grande diferença entre este palácio e os outros localizados em Portugal e na Europa é o uso das cores. A coloração natural e o branco são muito comuns no velho continente. No Palácio da Pena é outra história.

Em adição, o Castelo dos Mouros possui raízes mais antigas, datando do século VIII, durante o período de domínio muçulmano na Península Ibérica.

Esta fortificação militar é caracterizada por suas muralhas sólidas, torres de observação e posição estratégica elevada, proporcionando vistas panorâmicas notáveis.

O Palácio da Pena e o Castelo dos Mouros também fazem parte do conjunto cultural de Sintra, reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco.


4. Ponte Luís I e Mosteiro da Serra do Pilar (Porto)



A Ponte Luís I e o Mosteiro da Serra do Pilar são dois notáveis marcos arquitetônicos na cidade do Porto.

Em primeiro lugar, a Ponte Luís I, inaugurada em 1886, é uma estrutura metálica que cruza o Rio Douro. Dessa forma, funciona como uma conexão entre as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia.

Projetada pelo engenheiro Teófilo Seyrig, que já trabalhou ao lado de Gustave Eiffel, a ponte é um grande feito da engenharia moderna.

Ainda, o Mosteiro da Serra do Pilar, localizado em Vila Nova de Gaia, foi construído no século XVII. A construção é notável por sua arquitetura circular.

O mosteiro é conhecido pela sua importância arquitetônica, mas também por sua história ligada a eventos militares e defensivos de Portugal.

Saiba mais:
Transporte em Portugal: tudo sobre como se locomover no país lusitano


5. Universidade de Coimbra (Coimbra)



A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas e prestigiadas instituições de ensino superior do mundo.

O complexo universitário conta com a Biblioteca Joanina, notável pelo acervo de livros raros.

Já o Pátio das Escolas abriga a famosa Capela de São Miguel. É neste local onde ocorrem as cerimônias de abertura e encerramento do ano acadêmico, em uma tradição que atravessa séculos.

O impacto da Universidade de Coimbra não se limita ao território português. O local teve, e ainda tem, um papel central na preservação e disseminação do conhecimento ao longo dos séculos em todo o mundo.


Conquiste seu passaporte europeu com a Porto Cidadania


A Porto Cidadania destaca-se como uma empresa de assessoria na obtenção de cidadania portuguesa, proporcionando uma abordagem eficaz para simplificar processos complexos.

Vamos além do aspecto burocrático, priorizando a experiência do cliente com suporte transparente, solícito e dedicado.

Ao escolher a Porto, você conta com um serviço especializado em tornar sua jornada mais tranquila, confiável e bem-sucedida. Assim, ajudamos a conquistar uma qualidade de vida superior em um país europeu, como Portugal.

Solicite a cidadania portuguesa com a Porto e descubra Portugal sem limites.