Dicas

Onde aproveitar o Ano Novo e Natal em Portugal

O Ano Novo e o Natal em Portugal são de tirar o fôlego, com decorações únicas, tradições e festas inesquecíveis.

natal_em_portugal

Está chegando o período das festas de final de ano... E para aqueles que desejam aproveitar o Ano Novo e o Natal em Portugal, temos algumas dicas para que a experiência seja ainda melhor. 

 

Como é o Natal em Portugal? 

 

O Natal em Portugal é uma das festas mais importantes, uma vez que a maioria dos portugueses são cristãos. Por isso, é muito comum ver as cidades decoradas, luzes brilhando e muitos eventos especiais. 

Como o Natal acontece no período de inverno no Hemisfério Norte, as famílias e amigos costumam se reunir em ambientes aconchegantes, geralmente em casa com a lareira acesa. A ceia natalina é chamada de “Consoada de Natal” em Portugal e, assim como no Brasil, acontece na véspera do dia 25 de dezembro. 

Na consoada, claro que o prato destaque é o bacalhau, conhecido também da gastronomia brasileira. O famoso “bacalhau à portuguesa” é composto por uma generosa posta de bacalhau, assada junto a batatas, azeitonas, cenouras e ovos cozidos regados por azeite de oliva. 

Acompanhando o bacalhau, a consoada conta com os deliciosos doces portugueses. Na tradição do Natal em Portugal, os doces mais comuns são a rabanada, o sonho (diferente do produzido no Brasil, tem mais cara de bolinho de chuva) e o clássico “bolo rei”. 

 

Melhores lugares para passar o Natal em Portugal  

 

A seguir, trazemos algumas opções de cidades especiais para celebrar o Natal em Portugal. Com seus encantos e tradições próprias, as vilas e municípios encantam tanto turistas quanto moradores na época das festas. 

 

Vila de Natal de Óbidos 

 

Viva a alegria do Natal em um lugar mágico! Óbidos é uma cidade medieval cercada por muralhas na região central de Portugal que se transforma no Natal. Chega por lá a “Vila de Natal”, que reúne atividades e diversão para todos os gostos. 

Na Vila de Natal de Óbidos, o visitante encontra decorações e cenários coloridos inspirados nas Quatro Estações do ano, visita o “Gabinete do Papai Noel”, assiste a espetáculos natalinos e aproveita as delícias gastronômicas na praça de alimentação e no mercado de Natal. 

 

Cabeça, Aldeia Natal 

 

O nome é inusitado, mas na aldeia “Cabeça”, que faz parte do município de Seia e integra a sub-região da Serra da Estrela, o Natal é um dos mais lindos do país. Composta por apenas cerca de meia centena de casas, a aldeia se transforma para receber os visitantes na época das festas e, por isso mesmo, recebe o nome de “Cabeça, Aldeia Natal”. 

A festa chega este ano a sua 13ª edição e ainda mantém o conceito original: toda a decoração da aldeia é feita de recursos e materiais provenientes de desbastes e limpezas florestais e com a paixão e engenho daqueles que vivem na aldeia! A preocupação com a sustentabilidade faz a diferença para uma comemoração que acontece cercada pelas belezas naturais da Serra da Estrela. 

Além disso, por toda a aldeia são preparadas iguarias típicas regionais e peças de artesanato que são depois distribuídas por várias tasquinhas. Todo o trabalho é feito pela comunidade, com o empenho dos grupos e associações locais. 

 

Penela, o maior presépio animado do país 

 

Localizada a apenas 25 minutos de Coimbra, a pequena vila de Penela também ganha muita magia no período do Natal em Portugal. Por lá se encontra o maior presépio animado do país. 

Nas redondezas do imponente Castelo de Penela, nos Pavilhões Multiuso, a cidade monta o seu famoso Presépio Animado composto por mais de 370 figuras, recriados vários cenários bíblicos e históricos. Os cenários centrais do presépio animado combinam tecnologia com efeitos cênicos, recorrendo a hologramas, jogos de luz e ambientes sonoros imersivos. 

Além disso, a cidade toda fica decorada com luzes e presépios tradicionais também. No centro histórico, a instalação principal ocupa 700 metros quadrados, com cerca de 150 figuras em madeira, distribuídas por cenas que recriam paisagens, ofícios e personagens típicos da Natividade. 

 

Aproveite o Ano novo em Portugal 

 

O Ano Novo em Portugal é sinônimo de muita comemoração, fogos de artifício e alegria. Mesmo com o frio, o Revéillon é único tanto nas grandes metrópoles como Lisboa e Porto, quanto nas pequenas vilas portuguesas. 

Além disso, cada cidade tem suas tradições inusitadas. Em Lisboa, a tradição das doze passas da sorte é um ritual clássico. Já em Nazaré, os mais corajosos mergulham nas águas geladas do Atlântico. Da mesma forma que no Brasil, muitas cidades organizam festas públicas com shows e fogos para a população celebrar em praças e pontos conhecidos. Nestes momentos, é muito comum as famílias levarem para a praça suas taças de vinhos e espumantes para brindar na hora da virada. 

 

Onde aproveitar o Ano Novo em Portugal 

 

Na capital, no interior ou na praia? Confira nossas dicas de onde aproveitar o Ano Novo em Portugal. 

 

Réveillon em Lisboa 

 

É claro que a escolha para quem gosta de festa e multidões é passar o Réveillon em Lisboa. A Praça do Comércio, conhecida também como Terreiro do Paço, é onde a maior parte da população que festeja nas ruas se reúne para brindar à meia-noite e comer suas doze uvas. 

O show de fogos de artifícios é um espetáculo imperdível que acontece sobre o Rio Tejo. Neste ano, o show de fogos terá dez minutos de duração, sincronizado com um espetáculo de 250 drones. As comemorações são organizadas pela prefeitura de Lisboa, disponibilizadas gratuitamente para a população. 

Para aqueles que querem estender a festa, muitos restaurantes e bares contam com eventos particulares para celebrar a virada do ano.  

 

 Ilha da Madeira 

 

No meio do Atlântico, a Ilha da Madeira proporciona um espetáculo de fogos de artifício inesquecível para quem escolher passar o Ano Novo por lá. O espetáculo ilumina o céu do Funchal com efeitos surpreendentes. 

O tamanho da festa é tão grande que faz parte do livro dos recordes, o Guinness Book. A Ilha da Madeira detém o título de “Maior Espetáculo Pirotécnico do Mundo” desde 2006. A cada ano, a Ilha da Madeira investe mais na festa, trazendo tecnologia e complexidade para o evento. 

 

Um mergulho para receber 2026 

 

São diversas as opções para comemorar o Ano Novo na praia em Portugal. Para os mais aventureiros, a dica é passar a virada na praia de Nazaré. Além da famosa tradição do mergulho nas geladas águas do Atlântico à meia-noite, a cidade tem comemorações autênticas junto ao calçadão à beira-mar. 

Na vila pesqueira, é comum as comemorações de Ano Novo começarem ainda no dia 28 de dezembro e pararem somente no dia primeiro. Na beira da praia acontecem shows, festas e muitos restaurantes ficam abertos para receber o público. O show de fogos de artifício é um dos mais famosos do país. 
 





 

Comemore em Portugal como um cidadão 

 

Passar o Natal e o Ano Novo em Portugal como um cidadão português é viver essas celebrações com um encanto totalmente diferente. Para quem tem a cidadania reconhecida, tudo acontece sem pressa, sem limite de permanência e com a liberdade de viver cada experiência como um verdadeiro local. É poder celebrar com a tranquilidade de quem pertence ao país, aproveitando cada detalhe dessa época tão especial. 

E, para tornar esse sonho possível, contar com a Porto Cidadania Portuguesa faz toda a diferença. A nossa assessoria acompanha o processo de reconhecimento da cidadania com atenção personalizada, oferecendo organização documental, orientação clara e segurança em cada etapa. 

 Ao iniciar o processo com a Porto, você fica mais perto de comemorar as festas de fim de ano em território português não apenas como turista, mas como cidadão criando memórias, fortalecendo laços com suas origens e abrindo portas para um futuro inteiro de oportunidades. Fale com a nossa equipe e saiba mais.