Dicas

Tire o Seu Sonho do Papel: Descubra como fazer a Cidadania Portuguesa em 2022

Portugals-Golden-Visa2

Muitas pessoas têm o sonho de viver fora do país ou conhecer um novo continente. Contar com uma cidadania portuguesa pode tornar toda esta experiência muito mais simples e menos burocrática.

Há quem desista antes mesmo de tentar, com receio do tempo que a tramitação possa levar. Por isso, nós estamos aqui para te dizer que, com a nossa orientação e experiência, você pode começar a requisição ainda no primeiro semestre e conquistar a sua cidadania portuguesa o quanto antes para desfrutar dos benefícios.


 

POR QUE OBTER A CIDADANIA PORTUGUESA?

Além do fato de ter livre acesso à Europa, nós selecionamos alguns outros fatores que podem te convencer de iniciar esta jornada com a gente:

Preservar a sua herança familiar
 
O primeiro motivo é ligado à questão afetiva do processo, pois, na mesma medida que você encontra informações que deverão ser apresentadas na requisição, também, descobre mais sobre a sua própria história e a árvore genealógica da sua família, mesmo que, inicialmente, esse não seja o seu objetivo.

Junto com a investigação dos documentos, vem também uma experiência muito satisfatória de descobrir suas origens e resgatar esta herança familiar. Além de reivindicar esta cidadania para você, o benefício poderá ser estendido para seus herdeiros, preservando este laço e a cidadania portuguesa pelas próximas gerações.

Viva como um europeu

Quem possui a cidadania portuguesa pode desfrutar dos mesmos direitos e deveres de um cidadão europeu, e isso inclui: candidatar-se para concursos públicos, utilizar o sistema de saúde pública, pagar as mesmas taxas de impostos que os moradores locais, além de viajar livremente para qualquer um dos 27 países da União Europeia.

Além disso, por ser um cidadão europeu dispõe de muito menos burocracia, já que este é um benefício vitalício e não demandará processos futuros para assegurar seus direitos.

Abra novas oportunidades para o seu futuro

Obter uma cidadania portuguesa pode ser, também, uma oportunidade para transformar o seu futuro, encontrando melhores oportunidades de estudo e trabalho. Por exemplo, um estudante português poderá pagar até 60% menos do que um estrangeiro que cursa a mesma faculdade. Isso acontece porque as taxas são diferentes para estudantes nacionais e estrangeiros.

Agora que nós já te apresentamos motivos suficientes para você encarar esta jornada com a gente, vamos te contar como você pode obter a sua cidadania portuguesa, iniciando o processo ainda durante o primeiro semestre.


 

COMO OBTER A CIDADANIA PORTUGUESA

Primeiramente precisamos saber se você tem direito à cidadania, já que há duas formas de solicitar a sua:

Atribuição da nacionalidade: Este é o processo mais tradicional. Caso você seja filho ou neto de um cidadão português, tudo que será necessário é que seus pais ou avós façam o processo de atribuição, atualizando o estado civil e transmitindo a cidadania portuguesa para seus descendentes. Este é um direito recebido por vínculo sanguíneo. Precisam ser analisados os requisitos legais para verificação do seu direito.

Aquisição da nacionalidade: Esta cidadania é conquistada quando a pessoa deseja recebê-la, ou seja, não se trata de uma herança familiar. A sua validação será realizada apenas quando o registro de aquisição for lavrado, diferente do caso acima que é transmitido no nascimento. Esta é uma nacionalidade concedida em casos como: estrangeiros que moram há mais de cinco anos no país e tenham domínio do idioma, além de preservarem sua ficha limpa sem qualquer transgressão legal.
Agora que já entendemos quem tem direito a solicitar a cidadania portuguesa, vamos aos fatos: como tornar isso realidade?

O primeiro passo é juntar as certidões de nascimento, casamento e óbito do parente mais próximo que tenha nascido em Portugal. Você vai precisar reunir uma “trilha” de documentos até você, para comprovar o vínculo familiar. Caso o antepassado não tenha nascido no país, mas conquistado a nacionalidade posteriormente, você vai precisar apresentar este documento de comprovação.

Leia também: qual a melhor forma de fazer a busca de documentos para cidadania portuguesa


 

TENHO DIREITO À CIDADANIA PORTUGUESA, MAS NÃO SEI POR ONDE COMEÇAR

Nós sabemos que nem sempre identificar os antepassados é algo tão simples, por isso, a Porto Cidadania Portuguesa oferece acompanhamento em todos os trâmites de preparação dos documentos, pesquisa documental no Brasil ou em Portugal e redação dos formulários e requerimentos até o protocolo do pedido.

Com a experiência do nosso time você poderá conquistar a sua tão sonhada cidadania portuguesa, mesmo que seu vínculo familiar seja mais distante, como um bisneto, por exemplo. Nestes casos será solicitado o reconhecimento das gerações anteriores, até chegar no antepassado que poderá lhe conceder a cidadania.

Achou interessante? Entre em contato com o nosso time, tire suas dúvidas e faça um orçamento para concretizar seu sonho de obter a cidadania portuguesa em 2022.